Qual a diferença entre os cabelos ondulados, cacheados e crespos?

Uma das dúvidas que me surgiu quando comecei o processo de transição na volta ao uso dos cachos foi qual a diferença entre os tipos de cabelos.

Eu não gosto de fazer as coisas por fazer, gosto de aprender o porque das coisas e fiz algumas pesquisas a respeito e quero compartilhar com vocês como prometido no meu post anterior "Curioso, energizante e apaixonante mundo novo das cacheadas".

Bom tecnicamente falando, a forma do nosso cabelo é determinada através do formato do bulbo capilar (raiz do cabelo), que recebemos geneticamente dos nossos pais. A diferença entre os tipos de cabelos está relacionada com o grau de ondulação ou curva elíptica de cada tipo de cabelo, que pode ser de levemente elíptica (liso ondulado) até muito elíptica (crespo). 


Então dito isso, cabelo liso não tem curva, ondulado tem curva leve, cacheado tem curva mediana e crespo tem curva acentuada. Seguindo essa lógica, podemos ter vários tipos de ondulações que vão determinar o tipo do nosso cabelo. Pra facilitar esta identificação os tipos de cabelo foram separados em tipos e densidades.

Tipos: 
1 - Liso, 2 - Ondulado, 3 - Cacheado ou 4 - Crespo / Afro

Densidade: 

A - Fino, B - Médio ou C - Grosso

Quando estava pesquisando achei umas coisas bacanas no blog da Joyce Nunes que podem te ajudar bastante, vou tentar resumir um pouco aqui:


Vou explorar rapidamente este tipo de cabelo pois o foco deste post é sobre cachos e ondulações. Basicamente este tipo de cabelo é "reto" sem curvas da raiz até as pontas, mais conhecido como cabelo "escorrido". Ainda assim, como mencionei possuem variação na densidade do fio por isso encontramos diferentes tipos de cabelo liso como a foto acima.


  • 1A (Liso e Fino): É pouco encorpado geralmente brilhante e tende e ser grudado na cabeça. O termo escorrido se aplica bem a este tipo de cabelo pois é facilmente identificado por não segurar nada, daí o termo "escorrido" - tente colocar um grampo, em poucos segundos escorre do cabelo.
  • 1B (Liso e Médio): É mais encorpado que o anterior e tem bastante volume. Este tipo de cabelo é menos escorrido e além de conseguirmos prender de vez em quando ele é mais maleável e permite modelagem.
  • 1C (Liso e Grosso): Pela densidade grossa, é mais pesado e difícil de modelar. Facilmente identificado nas cabeleiras orientais ou indígena.


Os cabelos Ondulados e Cacheados são confundidos pois o ondulado é um tipo de cacheado. A diferença está no tamanho na textura e na densidade dos cachos. 

Este tipo de cabelo possui raiz lisa e curvas leves (onduladas) no tipo de "S". Parte das características e que podem aumentar ou diminuir a ondulação dependendo da umidade no ar, sendo mais suscetível ao frizz.




    2A (Fino e Ondulado): Este tipo de cabelo é quase liso e possui pouco volume, sendo fino é de fácil modelagem podendo ser facilmente confundido com o tipo 1 ou com o tipo 3. Basta uma escova, um secador e 5 minutos terá cabelo liso ou um pote de gel ou creme de pentear e 5 minutos amassando que voilá terá cachos perfeitos.



    2B (Médio e Ondulado): Ao contrário do tipo anterior este cabelo não é tão fácil de ser modelado e possui mais volume. Suas mechas geralmente formam um "S" perfeito mas, os fios deste tipo são mais ásperos e rebeldes e tendem a ter mais frizz.




    2C (Grosso e Ondulado):  Este cabelo possui ondas mais intensas e já começam a formar cachos. Por ter maior volume e raízes lisas, não ficam grudados na cabeça e se não for estilizado/modelado pode dar um ar de sem definição ou desajeitado. 








    Por mais que os tipos 2B e 2C já sejam visto como cacheados, na verdade é aqui que o cabelo cacheado começa e a divisão do cabelo crespo se confunde. 

    O cabelo tipo 3 já forma cachos em espirais bastante definidos que chegam parecer "molinhas" que se formam desde a raiz até as pontas (geralmente). A maioria das mulheres que se enquadram no tipo 3A e 3B nasceram com fios lisos que foram se formando ao longo do tempo.

    Quando este tipo de cabelo é bem cuidado é macio e cheio de vida mas requer maior atenção. Mudei a definição nas fotos abaixo para facilitar a identificação com seu tipo de cabelo:



    3A (Cachos Soltos): Possui um cacho perfeito largo e regular que até parece ter sido modelado. O tipo do fio é leve e seus caracóis são abertos e pesados, dá pra abusar dos modeladores pois este tipo de cacho tende a não perder o formato facilmente.




    3B (Cachos Apertados): Os cachos são menores de tamanho e com maior definição (espiralados) o que deixa o cabelo mais volumoso. Consequentemente fazer uma escova vai dar mais trabalho. A partir desse tipo de cabelo as pontas tendem a ficar mais secas, com mais frizz e requer um pouco mais de hidratação pois a oleosidade natural do couro cabeludo tende a não chegar as pontas dos cabelos.

    3C (Cachos Super Apertados): Aqui que começa a confusão entre o cacheado e o crespo pois este tipo de cabelo possui uma textura mais grossa - o que não é regra pois pode haver texturas finas e frágeis neste tipo de cabelo também. 

    Basicamente o que diferencia este cabelo e o tipo crespo é que ele continua com o formato de espiral mesmo quando penteados, mas com a característica de armar bastante depois de seco. Seus cachos tendem a ficar grudadinhos uns nos outros porém com o formato bem definido. 

    No blog da Joyce Nunes ela dá um conselho bacana pra este tipo de cabelo:

    "Para que os cachos sempre fiquem bonito, o ideal é só penteá-los depois do banho, com o cabelo úmido e protegido por um belo creme para pentear específico para este tipo de cabelo. Depois de secos, esqueça a escova ou o pente, pois ele só irá desmanchar os cachos e armar a cabeleira! Se acordar com os cachos murchos e indefinidos, é legal usar um spray para pentear específico para cabelos cacheados e amassar as madeixas novamente. Os cachos ficam perfeitos, como se o cabelo tivesse sido recém-lavado!"


    Este tipo de cabelo também é conhecido como Afro, principalmente em mulheres de origem Negra (Afro Descendente - daí o nome "Afro"). A predominância desse fio é ser similar a forma do "parafuso" e por crescerem paralelamente à raiz. 

    Uma curiosidade é que eles chegam perder 75% do seu tamanho real quando secos. Importante salientar também que por conta da textura dos fios, a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue percorrer toda a extensão do cabelo o que os torna mais secos e frágeis.

    Hidratação e Umectação são essenciais pra ajudar manter o brilho e a macies dos fios.


    4A (Crespos e Macios): Parecido com tipo 3C mas com textura mais grossa. O cacho é super estreito, quase imperceptível, parece umas "molinhas" de tão definidos. Quando esticado fica no formato de "S". Recomenda-se muita hidratação, evitando lavar todos os dias pra não retirar a oleosidade natural dos fios.    
    4B (Crespos e Secos): A mecha deste tipo quando esticada fica no formato de "Z" bem definido e frágil.

    Recomenda-se pentear utilizando pente de dente largo mas evitar fazê-lo a seco, deve-se usar de condicionadores potente antes de penteá-los pra minimizar possíveis quebras.

    Para estilizar prefira a utilização de pomadas ou se possível, leites e manteigas específicas para este tipo de fio por ser mais hidratantes.





    4C (Crespos e sem forma): Este cabelo possui o formato "Z" quando esticado mas intercala com fios sem definição de formato por sua característica de crespo e de cachos muito pequenos (se tornando imperceptíveis as vezes). 

    As recomendação são bastante similares com as do 4B mas é preciso incrementar com umectação de óleos vegetais e ampolas.



    Esse é um dos tipos mais secos pois a oleosidade natural praticamente não atinge a raiz dos cabelos e recomenda-se evitar muitas lavagens. Quando lavar os cabelos procure selar com óleos naturais para segurar a hidratação por mais tempo. Para finalizar prefira produtos super hidratantes e mais pesados como os cremes e manteigas pois além do volume esse tipo de cabelo tende a "nascer pra cima", ou seja, ficar naturalmente armado.

    Legal salientar que estas informações como comentei acima, tiveram origens diversas, como resultado de várias pesquisas que fiz, dentre elas algumas fontes foram o método André Walker System, alguns videos e materiais da Lorraine Massey (Deva Curly), o blog da Joyce Nunes, entre outros.

    Um beiju enorme e espero que algumas das informações sirva de aprendizado e lhe ajude a usar e abusar das madeixas e cachos maravilhosos.

    Até a próxima.